sexta-feira, 4 de abril de 2008

Formas de corrupção

Gastança com o dinheiro público. Isto É, nº 2001, 26/03/2008. Exemplar de assinante




Resumo:



Os parlamentares e outros servidores da política nacional, prevenidos contra a onda de denúncias sobre gastos desnecessários do orçamento, e com os olhares da população voltados diretamente para eles, deram uma parada momentânea na “gastança com o dinheiro público”, esperando que a poeira assentasse ou os olhares se voltassem para outros cenários e, foi o que aconteceu - os parlamentares brasileiros voltaram a gastar uma gama substanciosa em benefício próprio. Por exemplo, o caso da compra de poltronas massageadoras para a Assembléia Legislativa do Mato Grosso, no valor de quase R$ 80 mil, sendo seu valor unitário de R$ 3.058, com a finalidade de acomodar melhor os parlamentares, segundo informações, e quem sabe agora o quórum deixa de ser um problema. Este é um dos exemplos citados, existem outros como: reforma dos apartamentos funcionais, construção de novos gabinetes e aumento da verba para contratação de funcionários.


Análise crítica:
O jornalista Sérgio Pardellas não deixa dúvidas quanto à sua indignação, diante de tantos absurdos que estão acontecendo no cenário político brasileiro, diante de tanta improbidade sem punições. No artigo ele apresenta fatos que mostram justamente que a “gastança”, que intitula a matéria, não tem tempo para acabar, nem verba para terminar, já que vários escalões da política estão se movimentando para aderir a esta festa.
A matéria tem um posicionamento crítico, parcial e tende a elucidar o leitor, principalmente agora que estamos em ano de eleição, para que vote consciente. Com relação a outras matérias com o mesmo tema, todas tendem para um posicionamento, mesmo que leve, porque chega uma hora que não dá para ser tão imparcial assim, servindo também para alertar contra os gastos desnecessários em instituições públicas.
A corrupção não é somente aquela em que o dinheiro toma rumos diferentes daqueles que não sejam direcionados à sociedade e ao bem comum, podemos dizer que a gastança do dinheiro público também pode e deve ser considerada corrupção, e assim devemos nos proteger contra os maus políticos, mostrando nossa indignação nas urnas.