sexta-feira, 16 de maio de 2008

Corrupção de influência

Matéria: No rastro do escândalo. Jornal Panorama, 11/04/2008.
Bejani terá 120 dias para explicar origem de R$ 1,1 milhões. Jornal Tribuna de Minas, 11/04/2008.




Resumo:
Dezesseis prefeitos dos municípios de Minas Gerais foram presos e acusados de fazerem parte de um esquema de desvio de dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), incluindo um funcionário da Caixa Econômica Federal.
Além desta acusação, o prefeito de Juiz de Fora Carlos Alberto Bejani, também responde pela quantia de R$ 1.120.390 encontrada em uma de suas propriedades, além de automóveis, armas, dentre elas uma de uso exclusivo da polícia.
Na operação da Polícia Federal chamada de Passárgada, que desmantelou o esquema irregular de verbas do FPM, os detidos foram levados para a penitenciária Nelson Hungria em Contagem, dias depois somente o prefeito de Juiz de Fora se encontrava detido.
A Câmara Municipal de Juiz de Fora abriu uma CPI para investigar as infrações de Alberto Bejani, a população ficou dividida, entre os que apóiam o prefeito e os que querem que ele seja punido e deixe a prefeitura.



Análise Crítica:
Mais uma vez estamos às voltas com políticos que enxovalham a administração pública, políticos que utilizam o cargo para seus próprios benefícios, no caso acima encontramos uma outra forma de corrupção, o golpe seria a concessão de liminares favoráveis à liberação de valores do fundo de participação dos municípios, os advogados eram contratados sem licitação e até juizes participaram do esquema para a liberação do dinheiro, os honorários eram divididos entre prefeitos, lobistas, juízes e funcionários da Justiça Federal. A princípio devemos acreditar que este recurso seria utilizado pelos prefeitos em benefício de suas comunidades, no entanto, observando com mais atenção, podemos ver não somente a fraude para com o FPM, mas a forma com que ela transcorreu, uma vez que a administração pública deve se pautar na legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

6 comentários:

Anônimo disse...

A coletânea de entrevistas apresentada pelo grupo adm-eadsemtem.blogspot .com/ sobre o tema “Corrupção” é pertinente, e, se encontra em conformidade com a proposta do Seminário Temático. Retrata de forma elucidativa e cristalina de como ocorre à corrupção em nosso país. O material coletado pelo grupo foi balizado em fontes de grande credibilidade e circulação nacional.

João R. Bispo Adm/Ead Turma 02

Globalização disse...

Janaina da Silva Fernandes, aluna do ADM. EAD, turma 01


Blog; http://semtemcorrupção.blogspot



O meu comentário, sobre a reportagem que colocou na cadeia 16 prefeitos de Minas Gerais, inclusive o da nossa cidade Alberto Bejani.
Gostei da matéria pois aborda um tema de atualidade, que muitos nos interessa, uma vez que políticos que foram eleitos pelo povo para defender seus interesse, começam a agir em benefício próprio deixando a população em 2 plano.
Agora precisamos ficar atento, para poder cobrar a punição dos mesmos casos forem condenados. A administração pública tem que ser transparente e que faça valer o interesse da maioria.

Gostei das matérias, e da pagina do blog está bem interativo.

Adilson, "Cidinha",Gilson, Paulo e Sérgio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Crispim Maciel disse...

Reportagem muito pertinente e atual ao tema proposto pela equipe.
Esse problema de corrupção está sempre em foco e esta foi uma grande sacada do grupo. O Brasil é um país extremamente tolerante À corrupção, e a mesma já esta enraizada na sociedade brasileira. Sua causa é de fundo cultural e a sociedade é composta na sua maioria por pessoas de baixa cultura e cujos valores manipulados normalmente implicam na escolha de maus políticos que ainda para complicar escolhem assessores despreparados e facilmente corrompíveis.
O blog esta muito bom compatível com o que foi proposto pelo seminário temático. E deve ser visto pelos demais colegas de curso.

Sérgio Crispim Maciel – Turma 3

Blog: : gtstematico.blogspot.com

Carmen cnbez disse...

Mais uma vez temos a prova de que dinheiro não falta, apenas constamos mais uma vez que este é sempre encontrado no lugar errado, em mãos erradas, servindo para fins aos quais não deveriam estar definidos. O grupo mostrou com sua publicação, que a corrupção existe em todos os escalões, alguns "metendo" a mão efetivamente no dinheiro público, outros achando apenas que por estar ocupando determinado cargo, tem o direito de fazer uso do patrimônio público em benefício próprio, achando que ninguém vai perceber, ou mesmo se preocupar com isso.
(Carmen N Bezerra-UFJF/EAD T - 11)

eustaquiorx disse...

Eustaquio Angelo Cézar ADM Turma 2
Achei muito importante a apresentação desse tema corrupçcao pela equipe desse blog, é um assunto que naõ tem fim, todos os dias estamos vendo aparecer casos novos e nunca se percebe que isso vá chegar ao fim. O jeito com que foram levadas as observações sobre a reportagem como disse o nosso amigo João Rodrigues foi muito coerente e elucidativa, o grupo está de parabéns pela proposta apresentada e pela escolha do tema que hoje se encontra presente no nosso dia a dia e em todo momento.